Testemunho


No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem, conheceram o projeto de Deus para o casamento, baseado na Palavra...


No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem, conheceram o projeto de Deus para o casamento, baseado na Palavra. Nessa mesma época, uma palavra profética foi dada com respeito ao desejo de Deus de estabelecer, à volta do mundo, lares cristãos como centrais elétricas, baseados no senhorio do Senhor Jesus Cristo e no poder do Espírito Santo.

Os lares seriam faróis, luzes para um mundo perdido e oásis de paz em suas próprias vizinhanças, ministrando salvação, cura e libertação, que somente podem ser encontradas em Jesus Cristo. Mike e Marilyn perceberam em seus corações, que este era o tipo de lar que almejavam, e desejaram ver estes lares se multiplicarem no mundo todo.

Quando o casamento deles começou a se curar e crescer à medida que aplicavam os princípios da Palavra de Deus, ficaram animados em compartilhar com outros casais o que Deus estava lhes ensinando. Então, em maio de 1983, surgiu o primeiro grupo de Casados para Sempre.

Aquele primeiro grupo se multiplicou em dois grupos em agosto de 1983. Em setembro de 1983, os primeiros casais de outros estados foram treinados para liderar grupos de MMI.

Durante dez anos o Ministério foi chamado de Nova Shalom, mas em 1993 foi mudado para Marriage Ministries lnternational, por refletir melhor a missão do ministério.

No Natal de 1985 o casal Gail e Karol vieram dos EUA visitar sua filha Kathy e o genro Norman que estavam trabalhando como missionário no Acampamento Panorama, no estado de São Paulo. O casal americano tinha se divorciado, mas através de um curso chamado Nova Shalom, Deus havia restaurado seu casamento. Trouxeram as apostilas do curso para mostrar para Kathy e Norman, porém eles alegaram que estavam com o casamento muito bom e não precisavam desse material. Gail e Karol estavam retornando para os EUA, mas antes, passaram por Pompéia e ficaram hospedados na casa do Pr. Haroldo Silva e de sua esposa Charlotte. Então, mostraram o material para o Pr. Haroldo que se interessou pelo curso, traduzindo o material para o português. Fez o primeiro grupo Nova Shalom para testar o curso no Brasil. Estava sendo gerado o ministério com este grupo piloto.

Um pouco antes, em Pompéia, Jiro e Hiromi Nishimura, Pr. Haroldo Silva e Pr. Ismail Esperandio (MINEC) trabalhavam juntos, ministrando nos Acampamentos de Casais. Os casais eram muito abençoados nesses acampamentos, mas perceberam que não tinham continuidade do trabalho. Então Jiro e Hiromi incentivaram Pr. Haroldo para traduzir as apostilas do curso Nova Shalom que ele tinha em mãos. Com o material traduzido, eles fizeram o primeiro grupo de casais, do qual participaram Ademir e Diva, Navarro e Inês, Tadao e Iracema. Após essa experiência bem sucedida, o Pr. Haroldo e Charlotte foram para os EUA em novembro de 1986 pra fazerem o Treinamento de Liderança de Final de Semana do curso Nova Shalom e foram autorizados a trabalharem com o Ministério aqui no Brasil.

Em 1987, fizeram um segundo grupo do qual participou o casal Jorge e Márcia Nishimura. No terceiro grupo, Jorge e Márcia foram Lideres em Treinamento, subindo a Líderes de Grupo no quarto grupo. O casal tinha um bom relacionamento com um grupo de casais da Igreja Metodista Livre de Marília. Jorge incentivou Horácio e Setsuko a começarem grupos Nova Shalom com casais pré-cristãos. Sendo assim, em 1988, Jorge e Márcia foram liderar grupos em Marília. Em 1990, mais de 20 casais restaurados os faziam vibrar. Até o final de 1991 continuaram a formar mais grupos em Marília. Nessa época, haviam grupos Nova Shalom somente em Pompéia e em Marília.

Em abril de 1992, Jorge e Márcia em viagem aos EUA, aproveitaram um convite dado ao Pr. Haroldo para participar do Encontro Internacional do MMI. Puderam compartilhar sobre o trabalho no Brasil com casais pré-cristãos, uma novidade para todos de lá. O curso era usado até então, somente para casais convertidos. Mike e Marilyn Phillipps, fundadores do curso, ungiram Jorge e Márcia como Diretores Nacionais do Brasil do Curso Nova Shalom, como era chamado na época. Foram ungidos em um estacionamento de um Shopping dos EUA. Jorge e Márcia, então, estavam encarregados de levar este Ministério a todo o Brasil.
Os treinamentos eram realizados na residência de Jorge e de Márcia, onde os casais eram recebidos com muito amor. Eram hospedados também na casa de Jiro e Hiromi. Havia também um grande apoio em intercessão e cooperação da Igreja Holiness de Pompéia, da qual eles fazem parte. Os irmãos da igreja formavam uma equipe de trabalho na casa de Jorge e Márcia onde se mantinham em intercessão pelo treinarnento que estava sendo realizado e também eram os cozinheiros do evento.

Todo o material do MMI era feito manualmente. Tiravam-se fotocópias de cada página e a montagem das apostilas era feita por Jorge e Márcia que contava com a família inteira na confecção das apostilas. Iniciaram os primeiros treinamentos de liderança no Brasil, ajudados por Jiro e Hiromi, Pr. Haroldo e Charlotte, Marcos e Elaine Sant’Anna, Pr. Massao e Regina Suguihara.

O primeiro casal de Treinadores de Líderes em tempo integral do ministério foi Pr. Ulysses e Doraci Bueno. Eles participaram do Primeiro Treinamento Oficial do MMI Brasil, em 1992. Em 1993, no primeiro Encontro Nacional do Curso Nova Shalom realizado em Tupã/SP eles foram ungidos publicamente por Mike e Marilyn na presença de cinquenta casais. No primeiro Encontro Nacional, praticamente todos os participantes eram líderes de grupo, pois nesse ano, realizaram-se cinqüenta grupos de casais em algumas partes do país. A partir dessa data, o número de grupos foi aumentando geometricamente durante os cinco primeiros anos e nos últimos cinco, o Ministério continua crescendo ininterruptamente, pela graça de Deus.

Em 1994, o Curso Nova Shalom passa a ser chamado Curso Casados para Sempre, e em julho tem o seu segundo Encontro Nacional realizado em Tupã/SP, com Dennis e Shelly como preletores. Começaram a perceber em 1995, que o serviço aumentara com o crescimento do Ministério. Contrataram a primeira funcionária da Associação Nova Shalom, Nair Kubotsu, que hoje trabalha como Diretora Administrativa da Associação Nova Shalom.

Em julho de 2000, Jorge e Márcia indicaram o casal Jessé e Suely Bueno para assumirem a função de Diretores Nacionais do MMI. Após esta nomeação, então, Jorge e Márcia passaram a ser presidentes do MMI e de todos os outros Ministérios no Brasil.

Em 2001, cerca de 2.808 grupos de Casados Para Sempre foram ministrados no Brasil.

Hoje o MMI está presente em todos os Estados do Brasil e mais de 118.000 casais já fizeram o curso Casados Para Sempre no país.

"Enquanto a misericórdia e a graça de Deus permitirem e abençoarem, o MMI tem o coração de “abençoar todas as famílias da terra.” Gênesis 12.3

Matéria extraída da revista Lutando Pelas Famílias, publicada pela Associação Nova Shalom (n. 27, set. 2002)



Junte-se a nós: