PERFIL DO CRISTÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

A vida cristã séria significa continuamente fazer julgamentos morais. Para isso devemos, em primeiro lugar, aceitar que existem leis morais aplicáveis a todos. Para alguns, a escolha entre o certo e o errado, ou bem e mal, é baseada naquilo que for conveniente para o momento.

Outros baseiam a sua moralidade nas convicções culturais ou na influência da mídia, principalmente da TV. Os cristãos devem tirar seus valores da Bíblia. A ética bíblica está preocupada com o estilo de vida que a fé cristã exige. (Tg 3:13; 1o Pe 3:2-16; 2o Pe 3:11)

O caráter de Deus é refletido na ética bíblica. Assim, as virtudes como honestidade, bondade, gentileza e integridade, são atributos definidos por Deus e não estão sujeitos às opiniões particulares. A ética bíblica é para todos, não distingue raça, classe social e nível cultural. (Gl 3:28; Cl 3:11 e Tg 2:1-10). Os requisitos morais pelos quais os cristãos devem viver hoje são os mesmos de ontem e serão os mesmos de amanhã, porque “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e o será eternamente” (Hb 13:8).

A nossa tarefa é chamar de certo, errado, bem ou mal, o que Deus chama certo, errado, bem ou mal. Não há liberdade individual para decidir quais valores são corretos. Deus já os revelou para nós. Para o cristão, o estilo de vida é uma questão de lealdade a Deus, não de preferência pessoal. Qual a ordem moral contida nas escrituras?

Que devemos sempre considerar a preciosida-de daqueles que estão ao nosso redor.

Devemos viver de uma maneira que reflita Cristo em nós. Jesus sempre se orientava em relação aos outros e estabeleceu o padrão ético; o ‘’uns aos outros’’ das escrituras. Devemos seguir seu exemplo e orientar o nosso comportamento de acordo com a preciosidade dos outros. (Jo 13:34-35 e Cl 3:8-9, 12-14).

Devemos considerar quem vem atrás, quem está ao nosso lado e quem está à nossa frente. É uma sensibilidade de amor a Deus e ao próximo. (Mc 12:28-31 e 1o Jo 4:19-21).

A qualidade do caráter cristão é exemplificada pela presença ou ausência de três atributos:

- Respeito,
- honra e
- honestidade

Ter uma atitude de respeito honra e honestidade não é suficiente, tem que haver uma demonstração contínua dos três. Os relacionamentos interpessoais fundamentais para todos os relacionamentos humanos são:

- Autoridade
- Pais
- Anciãos
- Companheiros e irmãos
- Propriedades dos outros
- Natureza


Respeito por Autoridade

Autoridade é um conceito bíblico (Romanos 13:1, 1o Pedro 2:13-14 e 17; Hebreus 13:17a). O homem, por natureza, não gosta de autoridade, porém a ética bíblica requer que vivamos de acordo com a autoridade, honrando os outros. Todas as autoridades originam-se de Deus (Rm13:1);

Deus quer que respeitemos a autoridade (Rm 13:2-3) e treinemos os nossos filhos a fazerem o mesmo (Ef 6:1-4). O Senhor colocou pessoas em posição de autoridade para evitar o caos, a confusão e a destruição. Imagine se não houvesse autoridade governando o tráfego; para punir os malfeitores e trazê-los à justiça e para proteger os inocentes (Rm 13:4).

Concluímos então que a autoridade é necessária para manutenção da ordem. A submissão à autoridade é aceitar que Deus colocou essa pessoa sobre nós. Muitas vezes uma atitude amarga em relação à autoridade é uma atitude amarga contra Deus.


Respeito pelos pais

Ensinar aos filhos a respeitarem e honrarem os pais é fundamental no ensino sobre “respeito às outras pessoas” (Êx 20:12). Este mandamento está associado a uma promessa. Consequentemente, a desonra também está ligada a uma maldição.

Os que desonram seus pais receberão o peso do julgamento de Deus (Pv 30:17; Êx 21:15,17 e Lv 20:9).

Os filhos não obedecerão, respeitarão ou honrarão automaticamente a seus pais. Essas atitudes são contrárias à sua natureza. Eles precisam receber treinamento e orientação. Os pais são os governadores designados por Deus para administrar as almas de seus filhos. De acordo com a Bíblia, honrar os pais implica em um profundo respeito, dado com amor.

Honrar por dever não anula a honra, mas anula a santidade da honra e a intenção original de Deus. Deus nos chama a um relacionamento de discipulado com os nossos filhos; a levá-los da inocência e estultícia à maturidade e sabedoria (Pv 4:1-7).


Respeito por idade

A mensagem bíblica é clara: Honrar a idade é honrar a Deus (Lv 19:32). É uma ordem bíblica. A tradução literal desse versículo é que diante de uma pessoa idosa, você se levantará e a honrará, e assim temerás o seu Deus.


Respeito pelos colegas e irmãos

A última parte dos dez mandamentos representa o relacionamento do homem como homem.

São as orientações para o nosso comporta-mento, servindo como uma restrição e encorajamento moral de nossas ações em relação aos outros

... considerando cada um, os outros superiores a si mesmo (Fp 2:3);

... suportar uns aos outros (Cl 3:13);

... preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12:10)

... amar uns aos outros (Rm 13:8)


José Adelson de Noronha

http://verboeterno.wordpress.com