O curso ONE - tornando dois em um, um dos cursos do MMI Brasil foi elaborado especificamente para aqueles que vão se casar pela primeira vez.
ONE - PREPARANDO RELACIONAMENTOS
A IMPORTÂNCIA "ANTES DO SIM"
O curso ONE - tornando dois em um, um dos cursos do MMI Brasil foi elaborado especificamente para aqueles que vão se casar pela primeira vez. O curso é desenvolvido durante 10 semanas, abordando temas como: "dois antes de serem um", "relacionamentos passados, presentes e futuros", "intimidade - o presente de Deus para o casamento de vocês" e " Deus e suas finanças", entre outros. Todo o trabalho é fundamentado na Bíblia para que se tenha a clara compreensão de que o casamento é um investimento de grande valor.
Em Cascavel, o ONE é ministrado pelo casal Jeferson Javilaski da Silva, e Juliana B.M.J. da Silva, ambos com 24 anos. Casados há 2 anos e 6 meses, o desejo de trabalhar com casais de namorados e noivos nasceu ainda antes do matrimônio. " O periodo do noivado é um momento em que se deve abrir a vida para o futuro esposo ou esposa. Depois do casamento, se acontecer de descobrir alguma coisa é muito mais dificil de ser tratado", explica Jeferson.
Ele esclarece que é oferecido o curso ONE uma vez por semestre, com um grupo de no máximo 5 casais. "Seguimos uma orientação da organização do ministério, que, no Brasil tem sua sede em Belo Horizonte - MG, formada a partir de muita pesquisa e experiências. É um trabalho muito sério que quer preparar as pessoas para um relacionamento duradouro", diz.
Segundo Juliana, "o ministério como um todo não é vinculado a nenhuma igreja, tendo o compromisso de contribuir para casamentos saudáveis. É interdenominacional, aberto a todos que quiserem participar, mesmo que não pertença a nenhuma igreja, ressalta, observando que aqui (em Cascavel) temos o apoio da Igreja Metodista, onde somos membros".
Aprendendo Juntos
Logo no primeiro encontro, na primeira etapa do curso, relata Jeferson, "deixamos bem claro ao grupo que somos jovens, estamos num processo de aprendizagem como cada casal do grupo, não somos perfeitos, também temos nossos problemas como casal". e complementa: "Deus nos deu a oportunidade de compartilhar o que recebemos e, cremos, em absoluto, na ação de Deus em nossas vidas e na das pessoas que se dispuseram a realizar o curso". Além das atividades e discussões propostas durante as aulas, os casais que participam do ONE também tem seus "deveres de casa". Juliana explica que o curso abre oportunidade para que os casais conversem sobre os mais variados assuntos. "Eles acabam conversando coisas que nunca imaginaram que teriam necessidade de conversar para melhorarem o seu relacionamento já no presente, que acaba sendo importante para entrarem no casamento numa condição melhor", complementa. Para ministrarem o curso, Jeferson e Juliana fizeram curso de capacitação com lideres do MMI em Fortaleza - CE.
Decisões radicais
Nos três cursos que já ministraram em Cascavel, Jeferson e Juliana contam que tantos casais fortaleceram seus relacionamentos e propósitos de casamento, como também decidiram pelo fim do relacionamento. "Um casal já estava com tudo preparado para o casamento, data marcada, convidados, enfim, tudo certo, e, aconteceu que terminaram", contam. De acordo com Jeferson "ela percebeu que não tinha nada a ver com a pessoa com quem ia se casar e chegaram à conclusão que não ia dar certo por causa das grandes diferenças que tinham".
No início, lembra Juliana, "ele ficou mais apreensivo porque a inciativa tinha sido dela". Depois de muito dialogo entre o casal, com o acompanhamento deles, "acabaram percebendo que era a melhor decisão, e, até hoje, quando encontramos um deles, nos abraçam e agradecem pelo curso". A decisão radical que o casal acabou tomando foi resultado do que aprenderam no curso, mas sobretudo, pelas lições de casa, onde tinham um tempo só deles para conversarem . "Isso é muito importante, porque o curso fez com que eles parassem para conversar sobre coisas que antes nunca tinham parado para discutir", reforçam Jeferson e Juliana.
Acordo
Com o mesmo pensamento, Jeferson e Juliana acreditam que um dos principais problemas para o fracasso do casamento é a "falta de acordo". "A tendência do ser humano é não abrir mão em favor do outro, não reconhecer o seu próprio erro. A falta de humildade dificulta o acordo entre o casal, ai vem o fracasso", diz Jeferson. "Tentamos impor a nossa opinião ao outro, forçamos que o outro aceite, sem parar para escutar o que ele está falando", complementa Juliana.
Motivação
"Ela tinha problemas em casa com o pai. Casou para sair da casa dos pais e ser 'livre'. Ai, com menos de um ano de casados houve a separação", conta Jeferson para citar, entre outros exemplos, que muitas pessoas encaminham-se para o casamento com motivações erradas. "O casamento é um passo muito sério. É para a vida toda. Então, é preciso ter a motivação certa, afirma, observando que o ONE também procura auxiliar aos casais a descobrirem as reais motivações e propósitos para uma vida a dois.
matéria publicada no jornal evangélico em Cascavel - PR