Missões: Intercessão a fim de alcançarmos o mundo para Jesus!

Uma igreja modelo para a oração e as missões:
Encontramos no livro de Atos uma igreja notável. Era uma igreja que orava e que se aplicava às missões. Portanto, é uma igreja de especial interesse para nós.
Localizava-se na cidade de Antioquia, na costa norte da Síria. Foi a primeira igreja gentia, e alguns líderes notáveis do início do cristianismo estavam entre os seus membros. Lucas nos conta algumas coisas sobre o seu caráter e ministério especiais.
E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão...Lúcio...Manaém...e Saulo. Enquanto estavam orando, jejuando e adorando ao Senhor, o Espírito santo disse: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” (At 13.1-3)
Estes três versículos contêm seis ideias que nos ajudarão a compreender o tipo de pessoas que Deus usa para alcançar o mundo.

1- Era um povo da Palavra
Pela lista de profetas e mestres dado no versículo um, sabemos que era um povo ensinado e fundamentado na Palavra de Deus.

2- Era um povo de adoração
Era hábito deles “ministrarem ao Senhor”. Através da sua adoração, convidavam Deus a entrar em seu mundo cotidiano. A sua santa presença em seu meio era a fonte da vida espiritual deles.

3- Era um povo que conhecia a disciplina do jejum
Com isto, colocavam a parte anímica e sensual de suas vidas sob o controle do Espírito Santo. O jejum é uma maneira de dizermos: “O meu ser espiritual está acima do meu ser físico.”

4- Era um povo que ouvia e obedecia a voz do Espírito Santo
Estavam em harmonia com a sua presença e buscavam a sua direção para suas próprias vidas e para a vida da igreja.

5- Era um povo de oração
A segunda referência à oração e jejum mostra que eles sabiam que a guerra espiritual seria um aspecto importante do ministério deles. Seus missionários seriam sustentados com o poder de batalha de um povo que orava.

6- Era um povo comprometido com seus missionários
Quando impunham as mãos sobre eles, ligavam as suas vidas com os que estavam sendo enviados ao campo missionário. Continuavam a sustentá-los de todas as formas possíveis. Seus missionários não eram esquecidos.

Deus quer que compartilhemos do mesmo entusiasmo e alegria que a igreja de Antioquia sentiu quando Paulo e Barnabé voltaram e contaram sobre as muitas maneiras pelas quais suas orações haviam sido respondidas. As orações respondidas são uma rica recompensa pela fé e obediência.