Qualidades divinas que cada homem deve possuir

O que significa ser um homem? A mídia retrata o homem como desleixado, ignorante e autoindulgente, covarde, louco por sexo, tolo, covarde. Os filmes o apresenta como herói das mulheres salvando o seu dia, enquanto os seus homólogos masculinos indecisos através da miríade de problemas encontrados, incapazes de realizar qualquer coisa, exceto ficar no caminho. Levou apenas algumas décadas, 1960-1990, para alterar completamente a imagem do homem moderno de Victor para vilão, corajoso ao vencedor, covarde ao chorão.
O efeito dessa inversão de papéis na família de hoje é dramático e trágico. Em vez de se levantar e lutar por suas famílias, muitos homens só fazem pegar o controle remoto e ficar num lugar sozinho, longe dos problemas da casa. Infelizmente, a igreja não tem ajudado muito. Nós treinamos nossos homens para "ser bons" e para "não fazer ondas", obedecendo ao regulamento feminista, os homens devem ser vistos "seguro", que traduzido significa educado e quieto. Tragicamente, nós emasculamos nossos homens e transformamos nossos guerreiros em pacifistas.

Qual é o projeto de Deus?
O plano e o modelo de Deus para o homem é de bravura radical e conquista, corajoso. Deus não criou os fracos, nós os fizemos. O homem de Deus é um guerreiro valente com as mãos treinadas para a guerra e pés prontos para levá-lo à batalha. Sua mente está sintonizada com a frequência de Deus, para que ele possa ouvir a voz do Comandante do Exército do Senhor. O homem de Deus tem braços fortes, olhos afiados e um coração que bate com paixão.
Não acredita? Então, leia Gênesis 1.26-28 que diz: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”.
Subjugando (conquistar) e exercendo domínio (governar) não são para os fracos de coração. Os homens foram criados para ser guerreiros fortes e valentes nesta terra. Os homens devem ser como Deus, valoroso e nobre em obras (Isaías 32.8), porque Deus é um guerreiro valente e poderoso na batalha. “O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.” (Êxodo 15.3). "O Senhor sairá como valente, despertará o seu zelo como homem de guerra; clamará, lançará forte grito de guerra e mostrará sua força contra os seus inimigos.” (Isaías 42.13). “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus persguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpétua que jamais se esquecerá.” (Jeremias 20.11).

Como isso se aplica aos homens de hoje?
Deus ainda está recrutando homens. A terra não está sendo subjugada e os homens de Deus não estão exercendo total domínio sobre ela. A guerra ainda está sendo travada. Hoje, assim como nos tempos bíblicos, os homens são necessários para entrar na Terra Prometida e expulsar os gigantes que habitam lá. Isto não é só na Palestina e no Oriente Médio, mas em toda terra. A batalha está sendo travada em nossas casas, entre a família e amigos. No momento em que aceitamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, também nos alistamos no exército de Deus. Este exército tem a incumbência e responsabilidade de guerrear contra os inimigos da cruz de Jesus - o diabo e seus anjos. “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores dete mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.”(Efésios 6:12).
Os homens foram criados para ser guerreiros fortes e valentes nesta terra. Eles devem ser como Deus, valoroso e nobre em ação. Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir [...]” (João 10.10a). As apostas são muito altas - vida eterna ou morte – porque a guerra não é para covarde, fraco e nem joelhos cansados. Pelo contrário, os homens poderosos de Deus são aqueles que vão à luta pelas suas famílias e não permitem que o inimigo os detenha: "Lembrai-vos do Senhor, grande e temível e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.” (Neemias 4.14b).

Como os homens lutam?
Estamos em guerra, por isso temos de ficar e lutar. No entanto, essa guerra não é como lutar no reino natural. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas.” (2Coríntios 10.4). Paulo insta que usemos toda a armadura que Deus oferece para sermos vitoriosos. Nós lutamos de joelhos com a oração do poder e a arma do arsenal de Deus. Através da oração, a atmosfera da batalha é definida e declaramos a vitória antes que qualquer luta seja travada. Prevalecendo a oração temos a garantia de que a batalha será vencida. Levanta poderosos guerreiros de Deus! Lute por suas famílias, suas casas, amigos e companheiros. Entre na batalha para ganhar. Lute com bravura e lembre-se, Deus está ao seu lado como um poderoso guerreiro exortando-te à vitória. Sua promessa é garantida - você pode todas as coisas em Cristo que te fortalece (Filipenses 4.13)!

 

(REVISTA LEGACY 2005, tradução nossa)